Cordeiro Poll Dorset

Uma das melhores raças de cordeiros do mundo.

É com grande prazer que anuncio que neste final de ano fechei uma parceira com a fazenda Santa Ignácia, referência em criação de cordeiros da raça Poll Dorset no Brasil.

Este é mais um passo no compromisso que assumi com meus clientes. Tornar cada vez mais acessível carnes que não são apenas especiais, mas que também são produzidas na velocidade certa e que levam em conta a sustentabilidade de toda a cadeia de produção.

foto: David Mazzo

POR QUE É ESPECIAL?

O Poll Dorset é uma linhagem premium, de origem neozelandesa, muito macia e saborosa. Seria o equivalente à raça Angus. São animais muito bem tratados, criados a céu aberto ao lado de suas mães, e alimentados com pastagem rica em nutrientes do solo roxo.

O abate acontece na idade correta, com 100 dias de idade. Isso proporciona peças maiores e mais saborosas. Após essa idade, o cordeiro passa a ficar com o sabor um pouco mais rançoso e não muito bom.

CORTES E PREPARO

O cordeiro é uma carne de fácil preparo, que agrada a maioria do público. Vai muito bem com molhos e vinhos, como manda a tradição gaúcha e uruguaia.

Existem cortes que vão melhor quando grelhados, como a costeleta, carré, picanha e t-bone. E aquele que são ótimos assados, como a a paleta, o pernil de cordeiro ou a carcaça inteira.

Para o vinho, uma ótima opção são os de uva Malbec. Também fiz uma degustação no açougue com o Terrazas Reserva Syrah que me surpreendeu muito pela excelente harmonização, recomendo muito experimentar.

fotos: David Mazzo

RARIDADE

Escolhi a fazenda Santa Ignácia pela qualidade e método familiar/artesanal de criação. O ritmo calmo e a produção local (a fazenda fica em Cravinhos-SP) em harmonia com o meio ambiente, proporcionam animais de qualidade difícil de encontrar aqui no Brasil.

Os abates de cordeiros da fazenda Santa Ignácia são bem raros, acontecem duas ou três vezes por ano. Selecionei poucos animais agora em outubro e mais alguns virão em novembro. Também me preocupei em oferecer um custo x benefício para estes cortes que dificilmente você vai encontrar por aí. Então, se quiser experimentar, aproveite agora para não ficar na vontade depois.